top of page

Cruz, Fogo e Coroa

Atualizado: 24 de mar. de 2025

Durante nossa jornada como cristãos, nem sempre fomos capazes de explicar com clareza o evangelho para outras pessoas quando nos fazem perguntas ou mesmo quando queremos evangelizar. É uma fase muito complicada, pois acabamos nos sentindo tristes por não conseguir explicar aquilo que acreditamos. Geralmente pensamos que essa cena vem a partir de pessoas que acabaram de aceitar a Jesus, o que pode ser bem plausível se não considerarmos que, com suas próprias palavras, mesmo que simples e curtas, unidas ao seu testemunho de vida, podem ser autênticos missionários.


Se observarmos bem, vamos perceber que parte das pessoas que tem dificuldade de explicar o evangelho para aqueles que não o conhecem, ou que se afastaram, são os que costumam se declarar como muito esclarecidos e ainda pior do que eles, são aqueles que se acostumaram a encher o evangelho de pérolas e joias, por pensar de maneira errada, que o evangelho não é suficiente e que precisa de complementos.


Um dos fatos mais interessantes da Bíblia Sagrada é que não é preciso abrir nos evangelhos, para ler sobre Jesus, em algumas passagens temos referências diretas e em outras, elas estão um pouco mais escondidas. Isso significa dizer, que assim como a Palavra de Deus fala sobre Jesus do começo ao fim, não deveríamos ter o direito de quebrar aquilo que tantos morreram lutando para que fosse espalhado ao mundo. Para os que decidiram seguir e compartilhar o evangelho, um preço muito alto foi cobrado e veio na forma da perseguição que resultou em suas mortes.


Não é de se imaginar que eles precisariam acrescentar palavras e adornos desnecessários ao evangelho. E isso pode ser bem simples de se descobrir, basta ler os livros que vieram após os evangelhos. Há simplicidade! É muito comum, inclusive, observar que enquanto os apóstolos estavam pregando, usavam apenas citações dos profetas e confirmavam com as histórias de Jesus que eles haviam visto ou escutado a partir de alguém.


Afinal, que palavra tão impactante foi essa que colocou em suas mentes o desejo de que ser perseguido valeria a pena se conseguissem entregar para ao menos uma pessoa a mesma mensagem que os encontrou? É sobre isso que vamos falar a seguir:

A Cruz

"E Jesus proclamava às multidões: "Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia, e caminhe após mim." Lucas 9.23 KJA"


Sem dúvida o símbolo mais marcante de toda a Bíblia, é a Cruz! Não poderia ser diferente, pois ela é o símbolo da vitória que Jesus conquistou por nós. A vida eterna tornou-se real após a morte do homem, que sendo o único filho de Deus se tornou sacrifício para que pudéssemos ser considerados como filhos de Deus. A garantia disso veio após sua ressurreição, quando glorificado, assentou-se no trono, à direita do Pai e com sua graça avassaladora confirmou a eterna e verdadeira aliança.


Jesus manda que cada um tome a sua cruz diariamente com o propósito de deixar claro que para segui-lo existe um passo a passo. Primeiramente, é vital negar-se a si mesmo. Talvez para alguns isso não seja tão claro, mas o homem de coração orgulhoso não agrada a Deus, pois este confia em suas próprias capacidades e não é capaz de encontrar em si defeito algum. Deus se agrada daqueles que sabem que não são capazes de nada, que não podem oferecer nada, pois estes tem muito mais para agradecer do que os que acreditam nunca ter pecado.


E se torna muito comum, após aceitar verdadeiramente a Jesus, ouvir frases como: Eu conheço você, é aquele que fazia tal coisa”. Por isso, após negar-se, Jesus afirma claramente que é necessário que cada um carregue a sua cruz, em outras palavras, Ele está falando do quão importante é se sacrificar, além de lembrar quem você já foi e como foi transformado por Ele.


Após carregar a cruz, esta é a hora de caminhar com os mesmos passos que Jesus. Amar o próximo, mesmo que este o rejeite e entregar sua vida se for preciso para que outros conheçam a mesma mensagem que o alcançou. Seguir os passos de Jesus não é uma jornada fácil, por isso acreditamos que viver o evangelho não é simples, mas o conteúdo da mensagem a ser compartilhado é!


No momento em que decidimos seguir a Cristo, todos os problemas que estavam sendo mascarados por uma vida de orgulho e negação, começarão a se revelar para nós. Por isso é tão importante, estar inserido em um grupo cristão com pessoas que já tenham passado por isso e possam servir como suporte, explicando algumas coisas e dando forças por meio de palavras e orações.


O Fogo

"Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e separará o trigo da palha. Recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha no fogo que jamais se apaga. Mateus 3.11-12 KJA"


As referências sobre fogo que encontramos na Bíblia são muito claras e nos levam a um caminho que vem após passar pela Cruz. Quando João Batista declarou essas palavras, ele sabia que algo muito mais poderoso estava por vir. Ele apontava para Jesus, o Messias, que batizaria não apenas com água, mas com o Espírito Santo e com fogo.


Neste contexto, o fogo simboliza a purificação e o poder do Espírito Santo. Assim como é muito usado para purificar a água ou o ouro, removendo todas as impurezas, o Espírito Santo age em nossas vidas, nos limpando de tudo o que nos separa de Deus. Essa purificação é essencial para vivermos uma vida que reflita verdadeiramente Cristo. O fogo do Espírito não é um fogo que nos destrói, mas que nos transforma, queimando tudo o que é velho e deixou marcas.


Também vai simbolizar para nós um desejo que deve consumir o coração de cada um de nós. Este desejo não é apenas um apego de momentos que pode se perder com o passar do tempo, mas uma convicção profunda que vai nos levar a viver de forma corajosa para Deus. O fogo do Espírito nos capacita a cumprir a missão que Jesus nos confiou, nos dando ousadia e nos enchendo com estratégias para pregar o evangelho. Além disso, nos conduz e nos ensina a amar como Ele amou e a sermos testemunhas vivas de sua verdade.


A partir do momento em que somos batizados com o Espírito Santo, recebemos o poder de Deus para fazer coisas que, por nós mesmos, nunca seríamos capazes de fazer. Este poder nos transforma, nos capacita e nos envia para sermos luz em meio às trevas. O fogo nos dá a força para continuar caminhando, mesmo quando o caminho é difícil, e para sermos fiéis, principalmente quando o mundo ao nosso redor está desmoronando.


Entender o fogo de Deus é reconhecer que nossa vida não pode permanecer a mesma após sermos tocados por Ele. O fogo purifica, consome, e nos transforma completamente. É um chamado para viver uma vida de santidade e de total dependência do Espírito Santo, permitindo que Ele nos guie, nos molde e nos use para cumprir as suas vontades em nossa vida.


A Coroa

"Toda vez que os seres viventes exclamam glória, honra e graças Àquele que está assentado no trono e que vive para todo sempre, os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram Aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam suas coroas diante do trono e declaram: "Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo e, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir." Apocalipse 4:9-11"


A coroa, na maioria das vezes, é associada à vitória, realeza e recompensa. No entanto, em Apocalipse, vemos uma cena que redefine completamente esse símbolo. Os vinte e quatro anciãos, representando a plenitude do povo de Deus, depositam suas coroas diante do trono de Deus em um gesto de completa submissão e adoração. Eles reconhecem que toda honra e glória pertencem a Deus, e que qualquer vitória que possam ter alcançado vem Dele.


Essa imagem poderosa nos leva a refletir sobre o verdadeiro significado da coroa no contexto do cristianismo. Ao contrário do que o mundo nos ensina, a coroa não é um símbolo de exaltação própria, mas sim de rendição ao único que é digno de toda adoração. Em vez de nos vangloriarmos de nossas conquistas, somos chamados a lançar nossas coroas aos pés de Jesus, reconhecendo que tudo o que somos não possui mais valor.


Acreditamos que a coroa deve ser entendida como um símbolo de adoração e submissão ao Rei dos reis. Não buscamos coroas para nossa glória pessoal, mas para oferecê-las ao Senhor em reconhecimento de sua supremacia. Esta visão nos chama a uma vida de humildade e serviço, onde tudo o que fazemos é para glorificar a Deus e não a nós mesmos.


A coroa também nos lembra de que nossa maior recompensa não é algo que possamos possuir ou exibir, mas é a própria presença de Deus. No final de tudo, a verdadeira coroa que buscamos é estar eternamente diante do trono, adorando ao Senhor em espírito e em verdade. Essa é a coroa de vida que o Senhor promete aos que permanecem fiéis no livro de Tiago 1.12.


Ao carregarmos a Cruz e sermos purificados pelo Fogo, nossa caminhada nos leva a um lugar onde tudo o que temos, inclusive nossas Coroas, estão em rendição e submissão total a Deus.

Em nossa jornada conhecer, a Cruz, o Fogo e a Coroa representam etapas fundamentais do nosso crescimento em Cristo. Carregar a cruz diariamente nos ensina a humildade e a necessidade de depender de Deus em todos os aspectos da vida. O fogo do Espírito Santo, por sua vez, purifica nossos corações e nos dá a força necessária para enfrentar as dificuldades e tentações que surgem ao longo do caminho. E, finalmente, a coroa nos lembra que todas as nossas conquistas, talentos e vitórias devem ser oferecidos em adoração ao único que é digno.


Quando compreendemos e aplicamos esses princípios em nossas vidas, estamos nos posicionando para viver plenamente o propósito que Deus tem para nós. Não é uma caminhada fácil, mas é a jornada para a qual fomos chamados. Passamos pela transformação e, acima de tudo, pela rendição. Que possamos, a cada dia, nos lembrar de carregar nossa cruz, permitir que o fogo de Deus nos purifique, e oferecer nossas coroas aos pés do Senhor, vivendo para a Sua glória.


Essa entrega total é o verdadeiro objetivo da nossa fé, onde encontramos paz, propósito e a verdadeira essência do que significa ser um seguidor de Jesus. Ao final de nossa jornada, que possamos dizer, com coração sincero, que entregamos tudo a Ele, sabendo que em sua presença encontramos tudo o que precisamos.

Slide Web - Chamada.png
bottom of page